São Paulo

Exploring the Need for In-Person Figma Events in São Paulo

Summary: In a discussion initiated by Stefanie Szabo, there is a call to explore why São Paulo lacks in-person events for Figma enthusiasts, despite its creative community. Gustavo Mazzeti suggests cultural factors, such as commercial motives of event organizers, and the junior state of the UX/UI market in Brazil as reasons for the lack of active participation. Marianna Piacesi shares exciting news about upcoming in-person events organized by FoF SP in the first half of 2025, including a Watch Party and a dedicated lecture. Additionally, Ygor Ribeiro and Patrick Hummel express support and interest in contributing to the growing design community by organizing and participating in events. The discussion ends with a sense of optimism and a collective eagerness to strengthen the design community in São Paulo.
AI Summary

São Paulo, the largest city in Brazil, is a hub of creativity and innovation, yet there seems to be a gap when it comes to in-person events specifically for Figma enthusiasts and designers. Let's talk about why this might be the case. What factors do you think are contributing to the lack of presencial events in our city, despite our vibrant design community? Are there barriers that we need to address, or is it simply a matter of finding the right organizers and spaces? Share your thoughts and experiences on how we can energize our local design community and propose potential solutions or initiatives that could bring Figma lovers together.

Have you attended any virtual meetups or design events that could be adapted for an in-person format? What are some of your favorite venues in São Paulo that could host such gatherings? Let's brainstorm and work together to put São Paulo on the map for amazing Figma events!

4 comments

Olá, Stefanie! Como vai?

Obrigado pela iniciativa e deixa eu já adiantar que concordo com você! Também percebo uma carência de eventos presenciais, principalmente em formatos mais colaborativos.

Na minha visão, isso tem duas principais causas:

- Cultural: Eu já participei de alguns eventos presenciais aqui em São Paulo, normalmente organizados por instituições de ensino ou empresas do segmento. O problema é que o objetivo dessas instituições é vender, e não engajar designers em iniciativas independentes (proposta do FoF). Dessa forma, acabam convidando palestrantes famosos - o que não significa que eles tenham relevância no mercado, e normalmente não têm - para atrair o público.

- Técnica: O mercado de UX/UI no Brasil ainda é muito júnior. Isso não é impeditivo! Mas acredito que muitos profissionais ou estudantes da área ainda se sentem inseguros para participar ativamente, principalmente de forma presencial.

Espero ter contribuído um pouco com a sua/nossa reflexão e espero que possamos criar novas oportunidades de conexão e crescimento para os nossos designers daqui de SP!

Forte abraço.

Concordo que andava tudo muito parado por aqui. Agora com a reorganização do FoF SP, teremos pelo menos 3 novos eventos presenciais ainda nesse primeiro semestre de 2025.
Em março teremos um evento com um parceiro, queremos também fazer a conhecida Watch Party da Config em maio e também trazer uma palestra dedicada.

Aguardem novidades e continuem seguindo o FoF São Paulo nas redes sociais.

Contem comigo para tirar essa ideia do papel. São Paulo concentra muitas startups e empresas de tecnologia e além disso, temos muitas pessoas querendo entrar nesse mercado, um ambiente para se conectar e entender como é o mercado de ui/ux produto seria muito bem vindo!

Oi pessoal, estava aqui em São Francisco e não sabia das comunidades FoF, mas fiquei muito animado.

Eu fui chapter lead da IxDA na Suíça e tenho algumas experiências em organizar meetups e até conferências pequenas.

Estou em São Paulo desde 2021 e acho que tem muito potencial de reunir o pessoal para conectar nos todos melhor.

Tem alguns espaços incríveis. Dependendo o que conseguiremos de patrocínio. Mas vamos pegar esta energia da Config e começar algo?